Perfil – Indio da Costa

heade-youtube

Indio da Costa nasceu em 20 de outubro de 1970, é filho do premiado arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa e da decoradora Ana Maria Indio da Costa e tem três irmãos. Casado com a jornalista Andrea Moreira de Souza, tem duas filhas, Sofia, com 12 anos de idade e Eva, que completará 2 anos em setembro.

Iniciou a sua trajetória política em 1992, participando do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade. Entre 1993 e 1994, administrou o Parque do Flamengo. Entre 1995 e 1996, foi administrador regional dos bairros de Copacabana e Leme. Neste período, excluiu Copacabana da “lista negra” da embaixada americana, coordenando a reorganização da ordem pública e segurança, reduzindo os índices de criminalidade no bairro.

Eleito três vezes vereador do Rio, Indio assumiu a Secretaria Municipal de Administração da cidade em dois períodos: de 2001 a 2004 e de 2005 a 2006. Escreveu dois livros A Reforma do Poder; e Administração no Século XXI, Foco no Cidadão. Indio defende a redução da burocracia e foco na qualidade dos serviços públicos para o cidadão.

Eleito para seu primeiro mandato como deputado federal em 2006, foi o relator da Lei da Ficha Limpa, que já indeferiu a candidatura de aproximadamente 16 mil políticos desde a sua aprovação na Câmara.

Percorreu todo o país, participando da campanha presidencial de 2010 como candidato a vice-presidente na chapa de José Serra.

Em 2011 fundou o Partido Social Democrático (PSD) no estado do Rio de Janeiro, que preside até hoje.

Em 2013 foi Secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio. Em 2014 foi Secretário Estadual do Ambiente.

Indio está em seu segundo mandato como deputado federal.